As 5 táticas essenciais para fidelizar clientes

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Em tempos de crise econômica atingindo alguns setores da sociedade, manter a lucratividade dos negócios é um desafio e tanto. Conquistar novos consumidores para seus produtos ou serviços se tornou uma tarefa das mais penosas. Diante dessa situação, fidelizar clientes já existentes se mostra uma alternativa viável e de grande eficiência para manter o patamar de lucro de sua empresa.

Mas como fazer isso? Acompanhe 5 dicas e estratégias quentes de como fidelizar clientes e continuar com o sucesso de vendas!

1- Ofereça um plano de fidelização

Você pode oferecer vantagens e benefícios exclusivos para os clientes que estão cadastrados em um plano de fidelização, por meio de um cartão da loja, por exemplo. O consumidor pode acumular pontos a cada compra e trocá-los posteriormente pelos benefícios, que vão desde brindes a descontos. Além disso, você pode fazer parcerias com outras empresas, como estacionamentos, supermercados e oferecer benefícios nesses estabelecimentos.

2- Invista em atendimento

Independente da natureza do seu negócio, você deve mostrar ao cliente que ele é especial e que merece um serviço primoroso. Uma equipe de atendimento bem treinada e disposta a prestar qualquer tipo de ajuda ou esclarecimento é o elemento ideal para que seu consumidor se sinta “em casa” quando se relacionar com sua empresa. Dessa forma, é garantido que ele queira voltar a fazer negócio com você — e melhor, recomendar sua instituição para sua rede de contatos.

3- Dedique-se à comunicação

Outra forma eficaz de fidelizar clientes e perdurar o relacionamento deles com sua empresa é fazer bonito na comunicação. Produzir newsletters, revistas e postagens em redes sociais são um ótimo canal, mas se lembre de não apenas vender seu produto, mas prover conteúdo relevante para o seu consumidor, com base em suas necessidades. Exemplo: se você tem um pet shop, ofereça dicas de como cuidar dos pets durante as viagens de férias.

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4- Não se esqueça do pós-venda para fidelizar clientes

Muita gente pensa que, uma vez vendido o produto ou serviço, acabou a jornada do consumidor e o relacionamento com sua empresa. Muito pelo contrário — para fidelizar clientes, é necessário monitorar o comprador, prestar suporte, dar dicas da utilização do produto ou serviço e se manter sempre à disposição para quaisquer dúvidas ou problemas que surgirem.

Ligue, mande e-mail, pergunte como anda a utilização do produto e se tudo correu bem. Certamente, o consumidor estará mais inclinado a comprar novamente de sua instituição.

5- Mensure a satisfação dos clientes

A melhor forma de publicidade para a sua empresa e para o seu produto é a satisfação dos seus clientes. Crie processos, use plataformas específicas para captação desse tipo de informação e use isso ao seu favor.

Melhore processos que não vão bem aos olhos do público e continue investindo e focando no que há de melhor. Se possível, colha alguns depoimentos positivos e exiba nos materiais de comunicação da instituição. Estes são alguns dos exemplos mais importantes e essenciais na hora de fidelizar clientes para sua empresa.

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