Tudo que você precisa saber sobre gestão de carteira de clientes

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A carteira de clientes é talvez a coisa mais importante em uma empresa. É nela que estão todas as oportunidades de negócios. E para que os vendedores tenham sucesso em suas abordagens, é preciso saber geri-la de forma inteligente e eficiente. Por causa de toda essa importância, esse também é um dos assuntos que mais geram dúvidas nos vendedores e empresários.

Mas não precisa se preocupar. Foi pensando nisso que produzimos o conteúdo de hoje. Veja agora tudo o que você precisa saber sobre a gestão de carteira de clientes.

Saiba como organizar a carteira de clientes

Uma boa gestão de carteira de clientes começa pela organização dela. Isso porque é importante que todas as informações estejam claras em um só lugar. Dessa forma, você conseguirá manter o olhar sempre apurado para novas oportunidades. Isso também evita confusões quando existe uma ciranda de clientes entre os vendedores de uma empresa.

Entenda quando um cliente está prestes a ficar inativo

Com tudo organizado em mãos, você terá o poder de antecipar quando algum cliente está prestes a se tornar inativo. Geralmente isso não acontece de uma hora para outra, eles começam a dar sinais de desinteresse primeiro. São nesses momentos que você deve ter um plano na manga e reverter a situação rapidamente antes que perca a oportunidade.

gestão de carteira de clientes

Faça a gestão de carteira de clientes de forma ativa

Ser proativo é muito importante em qualquer carreira. Mas quem trabalha com vendas sabe que esse é o segredo para conquistar novos negócios. Por isso, trabalhe a gestão de carteira de clientes de forma ativa o tempo todo. Para tanto, você deve entender exatamente quais são as dores e os problemas deles, e oferecer soluções relevantes.

Tenha cuidado com a tentação das vendas fáceis

As vendas fáceis são aquelas que acontecem sem que seja necessário muito esforço por parte do profissional. Geralmente elas acontecem porque o cliente já estava bastante inclinado a fechar negócio. O problema de se viciar nessas operações é que o vendedor não passa pelo processo longo de venda. A consequência disso é uma diminuição do próprio aprendizado e, claro, a perda de oportunidades em conhecer os clientes profundamente.

Tenha menos clientes com mais oportunidades

A gestão de carteira de clientes não é necessariamente mantê-la sempre cheia e o dia extremamente ocupado. Pode ser mais interessante manter uma carteira menos recheada com clientes que ofereçam mais oportunidades de negócios. Dessa forma, você conseguirá olhar de perto para cada um deles.

Prospecte mais clientes sempre

É claro que o objetivo não é ter uma carteira de clientes extensa ao ponto de você não conseguir lidar com ela. Mas é fundamental para a gestão de carteira de clientes que você sempre tenha um plano de prospecção ativo. Afinal de contas, é normal que o número de consumidores sofra variações e você deve estar pronto para preencher lacunas de tempo e dinheiro com novas oportunidades.

A gestão de carteira de clientes pode parecer uma perda de tempo para algumas pessoas. Mas a verdade é que quando ela está organizada e funcionando fluidamente, os vendedores se tornam mais produtivos e conseguem extrair melhores oportunidades de negócios em menos tempo. Você costuma fazer esse trabalho? Conte nos comentários como é a sua rotina como vendedor.

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