Conseguir ampliar ainda mais as vendas é um resultado interessante para a maior parte dos empreendimentos. Além de significar um aumento no faturamento, é algo que traz robustez e melhor desempenho de mercado.
Para que isso se concretize, é indispensável ter um planejamento consistente. Dessa forma, é possível seguir passos com grandes chances de sucesso e otimizar o uso dos recursos financeiros e humanos.
Não sabe por onde começar? Então, veja como montar um plano de ação e venda mais!
Comece com uma análise da situação atual
O primeiro aspecto do planejamento é a análise completa de como andam as conversões no empreendimento. Isso trará um panorama sobre o que precisa ser mudado e quais são os efeitos realmente desejados.
Identifique questões como o volume de vendas obtido no último período, valor do faturamento, número de compras recorrentes e assim por diante. Com essa visão inicial, será possível descobrir quais são os pontos críticos e o que merece maior atenção nos próximos meses.
Estabeleça metas consistentes com os objetivos estratégicos do negócio
Em seguida, é a hora de definir as metas de vendas. Elas servirão para que a equipe fique motivada e permitirão que você venda mais. Ao mesmo tempo, é indispensável que elas estejam alinhadas com os objetivos estratégicos do negócio.
Se o interesse da empresa é conquistar o crescimento e aumentar o lucro, é preciso pensar na ampliação do ticket médio dos clientes. Já se for necessário buscar a recuperação do desempenho, a conquista de novos consumidores e dos inativos é indispensável.
Estabeleça metas que sejam alcançáveis dentro desses objetivos de negócio, de modo a orientar o time comercial.
Use as ferramentas certas para o planejamento de vendas
Outra parte importante do plano de ação para vender é o conjunto adequado de ferramentas. É preciso, por exemplo, estabelecer um funil de vendas com bons parâmetros. Isso favorece o acompanhamento das oportunidades e facilita o trabalho do time comercial, que poderá falar com pessoas qualificadas.
Outra ferramenta relevante é o script de vendas. Ele funciona como um “roteiro” otimizado que deve ser aplicado pelos vendedores. Como é planejado de forma específica para os clientes e para cada situação, aumenta as chances de conversão.
Há, ainda, a coleta de dados por meio de CRM e outros recursos. Com o uso das informações, a orientação de atuação é facilitada.
Dê a devida importância para o processo de fidelização
Na hora de pensar em melhorar os resultados comerciais, a aquisição de novos clientes não pode ser o único foco. Embora seja uma fonte importante de novas oportunidades, é necessário não se esquecer da fidelização.
Além de garantir a satisfação e boa imagem da marca, fidelizar é uma forma de diminuir os custos de aquisição do cliente e melhorar o retorno.
Para tanto, garanta um atendimento personalizado, mantenha o relacionamento próximo e venda mais. Graças a essa estratégia, muitos efeitos serão alcançados com maior facilidade.
Otimize os resultados medidos e venda mais
O plano de ação não é algo que não pode ser mudado — pelo contrário. De um trimestre para o outro, por exemplo, transformações no mercado ou nos interesses podem motivar alterações no planejamento inicial.
Para conseguir aproveitar tudo ao máximo, estabeleça métricas e indicadores de desempenho e analise os resultados continuamente. Dependendo dos efeitos registrados, é viável fazer modificações no que não deu certo ou utilizar o que foi bem-sucedido. Ao final, será fácil atingir os objetivos iniciais.
Para que você venda mais, seguir esses passos é fundamental. Como consequência, seu negócio terá um plano de ação consistente e que tem grandes possibilidades de sucesso.
Restou alguma dúvida sobre essa elaboração? Use os comentários e não perca a chance de participar!