Quais são as funções realizadas por um supervisor de vendas? Ele também precisa vender? No funcionamento interno de uma empresa, ele é o profissional responsável por garantir a comunicação entre os vendedores e a gerência. Ao contrário do que muitos gestores pensam, ele não deve vender, pois passa a concorrer com os funcionários que estão subordinados a ele, e isso atrapalha uma das suas principais atividades: oferecer um respaldo à equipe de vendas.
Isso mesmo: ele deve oferecer aos vendedores as melhores condições de trabalho e cobrar deles o desempenho desejado pela empresa, além de garantir o bem-estar dos clientes. Leia este artigo até o fim e conheça, com detalhes, outras funções do supervisor de vendas:
Planejar as vendas
Uma das responsabilidades do supervisor de vendas é planejar o trabalho dos vendedores, definindo roteiros de viagens e visitas para os clientes. Além disso, ele faz a previsão das vendas, estabelece prioridades e delega tarefas. Todas as orientações devem ser pensadas para maximizar os resultados e reduzir os custos.
Ele deve assegurar que as informações sejam passadas com clareza à equipe e que os funcionários estejam envolvidos com as vendas. Deve estar sempre atento às necessidades dos colaboradores e disponível para dialogar e esclarecer suas dúvidas.
Acompanhar o trabalho dos funcionários
O supervisor de vendas tem a função de apoiar e acompanhar o trabalho dos vendedores. Essa é a única maneira de saber se os resultados estão saindo de acordo com o esperado. É ele também quem verifica se os clientes têm recebido a visita dos funcionários (em casos em que o vendedor vai até o cliente) e se têm adquirido os produtos ou serviços da empresa.
Além disso, ele deve analisar a capacidade de compra dos clientes em casos de mudanças bruscas no mercado e adequar as ofertas de forma a manter os lucros.
Após fazer todas essas avaliações, é importante que o supervisor de vendas dê um feedback para seus vendedores. E, para isso, ele deve ser discreto e motivador: ao fazer um elogio, ele pode fazê-lo em público. Mas, no caso de uma crítica ou de uma conversa mais séria, deve fazer em particular. Agindo dessa forma, seus vendedores se sentirão sempre muito valorizados!
Treinar, capacitar e garantir a motivação
Um bom supervisor de vendas é aquele que treina, capacita e se preocupa com a motivação dos vendedores.
Para isso, é essencial trocar experiências com a equipe em reuniões. Nesses encontros, devem ser passadas informações sobre os produtos, além de técnicas e estratégias de vendas. As conversas, independentemente do teor, devem ser próximas e sempre pautadas pelo diálogo.
Claro, ele deve, também, garantir a motivação dos vendedores e manter o ânimo durante os momentos mais pessimistas do mercado competitivo. Para isso, suas próprias palavras e ações contribuem, mas ele pode também trazer palestrantes para falar com a sua equipe, sugerir livros, filmes e todo tipo de ação que informe e faça cada membro da equipe crescer profissionalmente.
Ser um intermediador
Resumindo: o supervisor de vendas se posiciona, em uma empresa, entre a gerência e a equipe de vendas, de um lado, e entre a equipe e o cliente, de outro. Ele apresenta aos vendedores as decisões, as novas políticas da empresa, as condições de venda, as campanhas promocionais e os lançamentos.
E também garante que o relacionamento da equipe com o cliente seja sempre o melhor possível, garantindo satisfação e transformando o bom atendimento em lucro!
O papel do supervisor é muito importante: ele é o termômetro da sua equipe, e sua personalidade e competência definem o entrosamento e eficiência de todos os vendedores.
Agora que você já entendeu o que faz um supervisor de vendas, que tal transformar sua equipe de vendas num time forte com o nosso post sobre como bater metas com o Inbound Marketing?