Para conquistar bons negócios durante todo o ano, é importante que a sua empresa tenha uma carteira de clientes ativos. Mas sabemos que reunir uma série de contatos não é garantia de realizar boas vendas, ainda mais nos dias de hoje, em que as companhias estão muito mais atentas às ações voltadas para atração e retenção de consumidores.
Por isso, ter uma carteira de clientes otimizada é essencial para obter melhores resultados a curto, médio e longo prazo. Há ferramentas e processos que ajudam os profissionais da área comercial nessa tarefa. Se você também precisa impulsionar esse setor do seu negócio, te convidamos a conhecer na sequência deste artigo as 3 formas de otimizar a sua carteira de clientes.
1. Defina as fases do funil de vendas
Vamos começar apresentando uma dica importante para quem busca otimizar a sua carteira de clientes, que é a definição do funil de vendas. Cada consumidor se encontra em um estágio diferente na jornada de compra e tratar todos da mesma forma acaba sendo um dos principais erros cometidos pelas empresas.
Para otimizar a sua carteira de clientes é preciso classificar cada consumidor em uma das fases do funil de vendas (topo, meio e fundo), analisando o seu perfil, necessidades e grau de relacionamento com a companhia.
2. Trace uma comunicação específica para cada estágio do funil
Depois de classificar a sua carteira de clientes, é preciso aplicar um outro passo importante, que é o planejamento da comunicação. Os consumidores têm interesses diferentes, conforme a sua classificação. Por exemplo, quem está no topo, os chamados leads e potenciais clientes, deve ter acesso à informações que o ajudem a identificar a sua necessidade ou “dor”.
Já os consumidores que estão no meio do funil de vendas tiveram acesso à campanhas de marketing e demonstraram interesse pelo produto ou serviço oferecido pela sua marca, por isso, a abordagem de vendas pode ser um pouco mais direta. Mas vale ressaltar que os reais compradores, isto é, aqueles que apresentam grandes chances de fazer negócios com a sua empresa, se encaixam no fundo do funil, estágio no qual a interação é focada na conversão em vendas.
3. CRM é aliado para otimizar a sua carteira de clientes
As dicas para organizar a sua carteira de clientes em um funil de vendas real são importantes para aprimorar o setor comercial de todos os negócios. Porém, essa gestão se torna muito mais simples e eficaz quando a companhia conta com um bom CRM (Customer Relationship Management).
Por meio desse sistema, é possível utilizar técnicas e processos que ajudam a organizar e gerenciar todos os dados dos clientes. Assim, as campanhas de marketing serão muito mais efetivas, pois a companhia sabe exatamente com quem está interagindo. O mesmo vale para o atendimento ao cliente, que passa a ser personalizado, ampliando as chances de conversão.
Realizar um bom gerenciamento da carteira de clientes é essencial para que a empresa conquiste bons resultados comerciais. O marketing é um grande aliado nesta tarefa, pois consegue trabalhar em conjunto com o time de vendas rumo ao sucesso.
Se você gostou das dicas e quer saber mais sobre o trabalho realizado por uma boa agência de marketing, recomendamos que você leia também em nosso blog o post que apresenta 4 serviços de uma agência de marketing digital que ajudam a sua empresa a vender mais.