O setor de serviços responde por mais de 70% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil. Como esse segmento traz diversas possibilidades, há grandes chances de sucesso para quem empreende.
Com o interesse em obter um desempenho melhor, alavancar as vendas é um objetivo indispensável. Graças ao aumento nas conversões, há uma melhoria no faturamento e uma ampliação nos investimentos.
Quer saber o que fazer? Veja 4 dicas para alavancar as vendas em seu empreendimento de serviços!
1. Aposte no valor agregado mais que no preço
Quando a empresa presta um serviço, ela oferece algo intangível. Não se trata de um produto que pode ser tocado ou usado, mas, sim, de uma solução para uma determinada dor ou problema. Por isso, é preciso investir nesse aspecto psicológico do processo, mais que na questão econômica.
Em vez de simplesmente realizar promoções e oferecer o preço mais baixo do mercado, tenha atenção ao valor agregado. Tal elemento se relaciona aos benefícios que podem ser obtidos pela contratação de determinado serviço.
Mostre, por exemplo, como a atuação da empresa ajuda o cliente, quais os riscos que ele corre ao não contratar um serviço e por que é vantajoso fazer essa escolha.
2. Invista na fidelização para alavancar as vendas
É muito improvável que um indivíduo precise de um serviço apenas uma vez. Tanto no caso do consumidor final quanto para outros negócios, é comum que um serviço bem prestado seja contratado outras vezes. A maior vantagem é que isso diminui o custo de aquisição do cliente (CAC) e contribui para aumentar as vendas.
Para obter o efeito é preciso fidelizar as pessoas. Em uma empresa de serviços, um caminho consiste em melhorar a prestação daquilo que foi contratado. Preocupe-se em cumprir prazos, exigências e níveis de qualidade, por exemplo.
Também é o caso de fortalecer o atendimento. Ouça o que as oportunidades têm a dizer, entenda suas dores e ofereça soluções condizentes e de elevado valor.
3. Faça campanhas estratégias de marketing digital
Outra dica para alavancar as vendas consiste em multiplicar as chances de vendas. Se houver um número maior de pessoas que podem contratar os serviços, melhores serão as oportunidades e maior será a alavancagem.
Um dos jeitos de obter esse resultado é com o auxílio do marketing digital. Estratégias como a criação de site e blog, SEO, links patrocinados, e-mail marketing e uso de redes sociais aumentam o alcance da marca e geram novas possibilidades de conversão de clientes.
As campanhas precisam ser bem planejadas, executadas e mensuradas. Com isso, contar com profissionais faz a diferença para obter excelentes efeitos.
4. Use o poder da indicação a seu favor
Além de divulgar o seu negócio na internet, pense em alavancar as vendas por meio das indicações. O marketing boca a boca tem grande poder e está altamente baseado na fidelização.
Ao oferecer um atendimento de alta qualidade e serviços com ótimos resultados é provável que uma pessoa indique a sua empresa para outros. Isso ajuda a expandir a carteira de clientes e melhora o uso dos recursos. Com isso, vale ponderar a aquisição ativa de novos consumidores, o recebimento de indicações e o aproveitamento de quem já está na base!
Ao executar essas dicas, alavancar as vendas será muito mais simples. Como resultado, seu negócio poderá, enfim, decolar!
Nos comentários, aproveite para relevar se você usa algum outro truque e não deixe de compartilhar os seus desafios!