A produção de conteúdo digital tem mudado bastante ao longo do tempo. Usar estratégias de inbound marketing se tornou uma máxima no setor, em especial porque os resultados estão cada vez melhores.
Em 2021, o cenário precisa se adaptar mais uma vez. Por causa da pandemia do coronavírus, o comportamento do consumidor mudou. Sendo assim, é natural que a tecnologia e a forma de atuar na internet precisaram acompanhar.
Surgiram, então, novas tendências de Marketing Digital. Conheça as principais a seguir e veja o que solicitar junto à agência de consultoria em inbound marketing!
1. Valorização da produção de conteúdo digital em tempo real
A pandemia resultou em isolamento social. Por isso, o formato da produção de conteúdo digital passou a incluir experiências em tempo real.
Assistir eventos, shows, palestras e aulas ao vivo se tornou uma constante. As lives e plataformas de transmissão bateram recordes de visualização. Essa é uma forma de conectar pessoas, gerar engajamento e aumentar a interação do público.
2. Criação de conteúdos interativos para fortalecer o inbound marketing
O objetivo do inbound marketing é atrair, converter e encantar clientes, certo? Não é à toa que ele é chamado de marketing de atração. Para fortalecer esse conceito, a interatividade chega para melhorar o envolvimento humano.
Em uma infinidade de publicidade na internet, foi preciso desenvolver conteúdos que se destacassem e servissem até como passatempo: quizzes, e-books, infográficos, questionários e vídeos interativos vieram para ficar e continuar a reter a atenção do usuário. A consultoria em inbound marketing pode ajudar a definir as etapas de conteúdo para estruturar a sua estratégia nesse sentido.
3. Crescimento do TikTok e do Reels do Instagram
As mídias sociais também tiveram que se adaptar. O TikTok, sem dúvida alguma foi uma das plataformas que mais cresceu ao longo de 2020, com muitos criadores de conteúdo fazendo parcerias de sucesso com as marcas.
Para acompanhar a tendência dos vídeos rápidos, de mensagens objetivas, o Instagram acrescentou a função Reels (ou Cenas) para envolver seus usuários. A ideia desses formatos é educar e informar de maneira leve, até mesmo com um toque de humor. É um jeito de deixar a produção de conteúdo digital mais dinâmica e com possibilidades bastante interessantes.
4. Uso de assistentes de voz
Ainda vale lembrar que o uso de assistentes virtuais também aumentou durante a pandemia. Sem poder se dirigir às lojas e em busca de otimizar tempo, o consumidor prefere consultar essa tecnologia, algo que não deve mudar mesmo quando o cenário brasileiro se normalizar.
Nos Estados Unidos, por exemplo, esse uso já está consolidado há alguns anos. Aparelhos que fazem buscas na internet, tocam música, configuram o controle de aparelhos da casa, e assim por diante são sinônimo de inovação e praticidade. Algumas marcas já adotam o comando de voz em aplicativos, como é o caso do Bradesco, e isso deve se espalhar.
Como você viu, a produção de conteúdo digital só tem a ganhar com todas essas tendências. Portanto, para fazer inbound marketing do jeito certo, invista em uma consultoria em inbound marketing e veja como implementar tudo isso dentro do contexto da sua marca.
Ainda na dúvida de como tudo isso funciona? Confira como o inbound marketing pode trazer mais clientes e entenda na prática!