Você sabia que ter uma equipe de vendas de sucesso, produtiva e eficiente pode influenciar bastante no aumento dos lucros de uma empresa? Para alcançar a excelência nos negócios é fundamental contar com bons colaboradores.
Mas como formar uma equipe de vendas campeã? Provavelmente essa é a pergunta que muitos gestores se fazem. Quais medidas devem ser tomadas? O que realmente fará a diferença para os profissionais envolvidos? Foi para orientar você acerca dessas questões que elaboramos esse post, então confira as dicas a seguir e fique por dentro!
Promova treinamentos para sua equipe de vendas
Uma das medidas mais eficazes para os profissionais da sua equipe são os treinamentos. Investir em capacitação e qualificação dos vendedores é uma maneira eficaz de aperfeiçoar as práticas e condutas dentro da sua empresa.
Os treinamentos podem ser específicos, como aqueles voltados para a prospecção de clientes, negociações e fechamentos de venda. Também podem abordar outros temas igualmente importantes por meio de palestras, como o trabalho em grupo, a melhor gestão do tempo e os índices de produtividade.
É importante salientar que os treinamentos motivam a equipe de vendas, uma vez que os colaboradores reconhecem que a empresa está investindo neles, percebendo aí a importância do seu trabalho para alcançar as metas pretendidas.
Desenvolva indicadores de desempenho
Boas ferramentas de gestão são o caminho para acompanhar os resultados e alcançar os objetivos, dentre essas ferramentas estão os indicadores de desempenho. Eles permitem que a equipe identifique as principais falhas que precisam de correção para eliminar de vez esses erros.
O indicador também pode ser utilizado como ferramenta de mensuração da quantidade de prospecção, de orçamentos realizados e de vendas que foram fechadas em determinado período. Todos esses parâmetros podem ser definidos de acordo com as necessidades da empresa, só assim será possível calcular o quão próximo ou distante a organização estará das metas fixadas.
Esses cálculos podem ser feitos de acordo com cada vendedor e levando-se em conta diferentes períodos (ano, semestre, mês, semana). Assim, não só o desempenho da equipe de vendas é observado, mas também o desempenho de cada um dos colaboradores envolvidos. Saber quais são as deficiências dos profissionais não deve ser uma medida utilizada para depreciar o trabalho deles, mas sim para que seja estabelecida uma competição saudável pela melhora em sua função.
Selecione vendedores com diferentes perfis
Assim como os seus clientes têm diferentes perfis, seus vendedores também exibem características diversas. Ainda que o perfil de clientes seja específico, grupos diferentes dentro de um direcionamento com certeza podem existir. Por isso a importância de ter uma equipe de vendas com diferentes contornos, assim os grupos mais diversos podem ser mais bem atendidos.
Outro ponto positivo da versatilidade dos perfis é que os colaboradores poderão se complementar com seus diferentes atributos e competências. Quando os perfis são muito parecidos, a competição interna acaba sendo negativa; o trabalho em grupo, consequentemente, será prejudicado, uma vez que o objetivo desses colaboradores será o desempenho pessoal, e não as metas da empresa.
Mantenha os colaboradores motivados
Para que a equipe de vendas obtenha sucesso, a motivação é a chave principal. Um grupo engajado obtém resultados melhores e mais rápidos. Por isso, o gestor, além de apontar ocasionais erros e correções, deve fornecer feedbacks positivos com frequência.
Atividades concluídas com êxito podem vir atreladas a recompensas. Tudo isso ajuda a manter a equipe mais satisfeita com o próprio trabalho.
Lembre-se de que a equipe de vendas é formada por pessoas. É fundamental saber como lidar com esses colaboradores, extraindo deles o máximo de potencial e fazendo=os se sentir bem trabalhando para você.
Agora que você já sabe tudo sobre a formação de um ótimo grupo de trabalho, o que acha de saber um pouco mais sobre como impactar uma equipe de vendas que estiver desmotivada?